Foto: Nívia Uchôa
Uma análise da Secretaria Saúde do Estado (Sesa), mostra que a disseminação da Covid-19 no Ceará iniciou nas regiões de Fortaleza e Cariri. Nas quatro últimas semanas foram registrados mais de 10 mil casos em todo o estado. No período de 3 a 9 de dezembro, foram confirmados 3.719 casos.
No boletim epidemiológico publicado na última terça-feira (12), mostra que desde de novembro notou-se um crescimento expressivo de casos positivos, onde na primeira semana de dezembro a média era de 47,1%.
Em entrevista para o jornal O Povo, Antônio Lima Neto (Tanta), secretário Executivo de Vigilância da Sesa, disse que é provável que haja uma queda nos próximos dias, e que Fortaleza se aproxima de uma desaceleração do número de casos. Ele destacou ainda que mesmo com o número expressivo, não houveram tantos casos graves.
No último relatório do Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen-CE), no dia 10 de dezembro, das 38 amostras coletadas, foram identificadas três linhagens de subvariantes: JN.1 (33 amostras), JD.1.1.1 (4 amostras) e BA.2.86.1 (1 amostra).