Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) anuncia abertura da Operação Férias
A operação inclui um aumento de 40% nos postos de guarda-vidas, totalizando 115 pontos em áreas da orla marítima do Ceará.
Raiana Lucas
Foto: Ascom CBMCE

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) lançou a Operação Férias 2023.2 para reforçar as medidas preventivas e fornecer orientações para evitar afogamentos durante a alta temporada. A ação abrange toda a orla marítima do Ceará, com foco especial nas áreas de maior movimento.

A operação inclui um aumento de 40% nos postos de guarda-vidas, totalizando 115 pontos em áreas como Praia do Futuro e Sabiaguaba, em Fortaleza, além de Icaraí e Cumbuco, em Caucaia. Haverá também um aumento no número de bombeiros em cidades como Aracati e Jijoca de Jericoacoara.

Este reforço é especialmente importante devido ao aumento do número de visitantes e turistas em todas as praias do Ceará. Em 2023, o CBMCE salvou 493 vidas, uma redução de 15,14% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram registrados 581 salvamentos. O comandante do CBMCE, coronel Cláudio Barreto, atribui essa redução ao trabalho preventivo realizado ao longo da costa do estado. “Nós acreditamos que com o trabalho dos guardas-vidas, cada vez mais na prevenção, e a prevenção é muito importante para que não haja realmente um acidente aquático”, destacou o coronel.

Orientações do CBMCE para os banhistas

– As pessoas precisam estar atentas às “correntes de retorno”, que é um canal que cria uma falsa aparência de tranquilidade e praticamente sem ondas. Isso ocorre devido à profundidade do local. Sempre que há pontos com esse tipo de fenômeno, o Corpo de Bombeiros coloca uma placa indicando os banhistas sobre os riscos. É importante que a população obedeça à sinalização para evitar afogamentos e outros acidentes;

– É importante que as pessoas que estejam ingerindo bebida alcoólica não entrem no mar;

– Procure informações sobre o local, profundidade, correnteza e nunca deixe crianças desacompanhadas;

– Os postos de guarda-vidas possuem pulseiras para crianças. O pequeno apetrecho servirá para localizar os pais ou responsáveis caso os pequenos venham a se perder.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade