Esplanada dos Ministérios (Foto: Reprodução)
Será publicado na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (10) o edital do Concurso Público Unificado. O certame é o maior da história do país, e selecionará de uma só vez 6.640 servidores para a administração pública federal. De acordo com o Ministério de Gestão e Inovação nos Serviços Públicos (MGI), o concurso recrutará funcionários para 21 órgãos da administração direta.
Pontua-se que feita publicação das redes do certame, as inscrições estão projetadas para serem abertas em 19 de janeiro, se entendendo até 9 de fevereiro. Por sua vez, as provas que em princípio estavam programadas para abril, foram remarcadas para 5 de maio. Segundo o MGI, a marcação para maio atendeu a uma demanda popular recebida pelo órgão, e também considera o tempo hábil para estruturação de todo o processo.
Frisa-se que o ministério detalhou que no edital estarão constante informações “sobre os blocos temáticos, conteúdos das provas, critérios de classificação e desclassificação, lista de espera, cadastro de reserva, validade do certame e composição das notas finais”.
Lembra-se que haverá aplicação das provas em centenas de cidades espalhadas pelo país, incluindo Juazeiro do Norte. Fundamenta-se, ainda, que a banca organizadora do concurso será a Fundação Cesgranrio, mesma banca que irá organizar o concurso do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).