Foto: Reprodução/DNOCS
Preocupado com o provável cenário de estiagem que assolará o estado do Ceará em 2024, o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) iniciará obras de recuperação em 19 barragens no Estado. A ordem de serviço foi assinada nesta segunda-feira (8), Diretor-Geral da Autarquia, Fernando Leão, e o Diretor de Infraestrutura Hídrica, Luiz Hernani de Carvalho Júnior.
Essa medida irá assegurar o abastecimento em diversos municípios do estado, além de fortalecer a infraestrutura hídrica. De acordo com a programação, as obras iniciarão dia 15 de janeiro, com previsão de duração de 120 dias. As cidades que receberão as obras são: Pentecostes, Umirim, Sobral, Forquilha, Varjota, Nova Russas, Quixeramobim, Irapuã Pinheiro, Iguatu, Caririaçu, Jaguaribe, Morada Nova e Russas.
Segundo o Diretor-Geral do DNOCS, Fernando Leão, a ação irá fortalecer não só a segurança hídrica, mas também a economia, o desenvolvimento e a cidadania das populações beneficiadas. Ele diz ainda que a medida irá fomentar a piscicultura, e consequentemente gerando a segurança alimentar. Por fim, Fernando destaca que os empreendimentos são um compromisso do Governo Federal, com aval do presidente Lula, por intermédio do deputado federal José Guimarães (PT-CE).