Foto: Divulgação
O Ceará começou a emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN), documento impresso e digital que substitui o antigo RG. O novo documento utiliza o CPF como número único de identificação e adota diversas tecnologias para sincronizar dados, ampliar a segurança e garantir autenticidade das informações.
De acordo com o Governo Federal, a CIN já é utilizada por três milhões de brasileiros. Além do Ceará, outras 23 unidades da federação começaram a confeccionar do novo documento a partir dessa quinta-feira (11). Cada estado tem uma definição própria de como será feito o atendimento.
Para emitir a CIN, o cidadão deve comparecer a um órgão do instituto de identificação portando a certidão de nascimento ou de casamento e um documento com o número do CPF regularizado. Após a emissão do documento físico, é possível gerar uma versão digital do documento pelo aplicativo Gov.br.
Sem a duplicidade na identificação do cidadão, a nova carteira de identidade deverá reduzir a possibilidade de fraudes. Além disso, o cidadão terá acesso a seus prontuários no SUS, benefícios como o Bolsa Família, registros no INSS e informações fiscais, tributárias e ligadas ao exercício de obrigações políticas.