Açude Cachoeira, em Aurora (Foto: Deyved Viana)
Mesmo com pequenos aportes das primeiras chuvas de pré-estação, o Cariri ainda tem seis açudes com mais de 70% da capacidade preenchida, de acordo com dados extraídos do Portal Hidrológico, da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).
No mesmo período do ano passado, sete reservatórios apresentavam este cenário. Este ano, os açudes Mamoeiro (Antonina do Norte), Valério (Altaneira), Pau Preto (Potengi), Cachoeira (Aurora), Junco (Granjeiro) e Olho d’Água (Várzea Alegre) atingiram mais de 70% da capacidade nestes primeiros dias de janeiro.
Destes seis reservatórios, o Cachoeira é o que possui o maior percentual de volume acumulado (84,38%), seguido pelo Olho d’Água (78,05%) e Pau Preto (77,09%). Outros seis estão com mais da metade da capacidade: Rosário (Lavras), Prazeres (Barro), São Domingos II (Caririaçu), Thomás Osterne (Crato), Canoas (Assaré) e Coronel (Antonina).
Os açudes João Luís (Araripe) e Poço da Pedra (Campos Sales), por outro lado, são os que possuem os menores volumes da região. Ambos estão com menos de 10% da capacidade preenchida.