Foto: Arquivo/Agência Brasil
O ano de 2024 marca a realização dos pleitos municipais, assim, todas as cidades do país irão eleger em outubro os seus prefeitos e vereadores. Entretanto, apesar da votação ser apenas no último trimestre deste ano, os partidos e grupos políticos já estão em franco processo de articulação e definição de nomes.
Nessa linha, perguntamos a nossa audiência se ela já está envolvida de maneira densa com as eleições municipais, e os resultados evidenciam que a grande maioria ainda está distante dos processo eleitorais deste ano. 77% dos participantes da enquete afirmaram que o envolvimento com a eleição de 2024 ainda é baixo, 10% disse que a atenção está em nível mediano e somente 12% declarou estar muito atenta aos movimentos eleitorais desde agora.
Lembra-se que o calendário eleitoral já está totalmente definido. Os eleitores tem até 8 de maio para tirar título de eleitor ou solicitar mudança de domicílio eleitoral. Por sua vez, as convenções partidárias, para homologar as candidaturas, serão realizadas entre 20 de julho e 5 de agosto. A campanha propriamente segue durando 45 dias, que serão iniciados em 16 de agosto. O 1º turno acontece em 6 de outubro.