Zé Ailton Brasil (PT) e André Barreto (PDT). Foto: Redes Sociais
O prefeito de Crato Zé Ailton Brasil (PT) entrou em período de férias nessa terça-feira (16). Com o afastamento do titular, quem assumiu a gestão do município foi o vice-prefeito, André Barreto (PDT), ele ficará no cargo até o próximo dia 30 de janeiro, quando está programado o retorno do titular do executivo municipal cratense.
O petista seguiu a prática que vinha adotando nos últimos anos, solicitando licença nos início do ano e abrindo espaço para o vice-prefeito. Como no ano passado, houve cerimônia para transmissão do cargo, porém, desta vez o evento contou com uma presença maior de secretários da gestão, parlamentares da Câmara cratense também estiveram na sede da prefeitura para acompanhar a transmissão.
André Barreto é um dos possíveis nomes para sucessão em Crato, porém, depois das questões internas envolvendo o PDT, partido ao qual era filiado, seu nome passou a contar com menor adesão. Todavia, ele segue afirmando sua vontade em tentar consolidar-se como sucessor de Zé Ailton.
Hoje, em Crato, o atual prefeito tenta equilibrar-se dentro dos nomes de sua base. Isso se dá pelo acirramento entre o vereador Pedro Lobo (PT) , e o secretário adjunto de gabinete Rondinele Brasil (PT), e a necessidade de também conciliar com outros postulantes, como o presidente da Câmara de Vereadores, Florisval Coriolano (PRTB); o ex-deputado estadual Rafael Branco (PP); e a secretária de Educação do Ceará, Eliane Estrela.