Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Os casos de dengue no Ceará em 2023 tiveram uma redução de 63,2% em relação a 2022. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), o número de casos confirmados foram 14.151, enquanto no anterior chegou a 38.487.
O Estado segue a linha de outros estados do Nordeste, que também registraram diminuição no números de casos. Vale destacar que o Ministério da Saúde não incluiu nenhum município cearense na primeira remessa da vacina contra a dengue que será distribuída no país a partir de fevereiro, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a fim de priorizar os estados brasileiros com maior incidência de casos.
“O estado do Ceará, analisando nos últimos anos, não tem ocorrência elevada de casos como nós temos hoje em dia na região do Sul e Sudeste”, afirma a coordenadora de Vigilância Epidemiológica do Estado, Ana Cabral. A priorização de dá em função da capacidade limitada de produção de doses da vacina por parte da farmacêutica responsável.
O coordenador de Vigilância em Saúde de Fortaleza, Nélio Moraes explica que a redução registrada em 2023 não pode ser definida por um único fator, pois é influenciada por aspectos como calor, chuva e umidade, bem como a exposição duradoura da população aos sorotipos 1 e 2 da dengue, adquirindo imunidade.