Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Juazeiro do Norte é 1° lugar no Nordeste no Previne Brasil entre municípios acima de 250 mil habitantes
A cidade manteve um índice acima de 9 pelo quarto quadrimestre consecutivo, com 80 equipes de Estratégia de Saúde da Família sendo avaliadas
Raiana Lucas
Foto: Ascom PMJN

Juazeiro do Norte, pelo segundo ano seguido, se destaca no ranking do Previne Brasil, ocupando o primeiro lugar entre as cidades do Nordeste com mais de 250 mil habitantes e o quarto lugar a nível nacional. A cidade alcançou uma nota de 9.19 no programa federal que avalia o desempenho das cidades em sete indicadores de Atenção Primária.

A cidade manteve um índice acima de 9 pelo quarto quadrimestre consecutivo, com 80 equipes de Estratégia de Saúde da Família sendo avaliadas. Quitéria Magalhães, diretora da Atenção Primária, atribui esse sucesso ao trabalho árduo e ao crescimento do número de equipes, que passou de 75 no início de 2021 para 80 atualmente.

Os critérios de avaliação incluem a imunização de crianças de um ano contra várias doenças, assistência ao pré-natal, atendimento odontológico para gestantes, testagem para sífilis e HIV, monitoramento de pessoas com hipertensão, assistência a diabéticos e a realização do exame de hemoglobina glicada e coleta de citopatológico em mulheres.

De acordo com o Ministério da Saúde, Juazeiro do Norte obteve nota 10 em assistência pré-natal, acompanhamento odontológico na gestação e realização de exames para sífilis e HIV. A cidade também obteve notas altas em assistência a pessoas com hipertensão (9.6) e acompanhamento de diabéticos (9). A coleta citopatológica recebeu 8.7 e a vacinação 7.47. Para Andrea Landim, secretária de Saúde, esses índices refletem o compromisso da cidade em oferecer um serviço de saúde de qualidade.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria
Publicidade