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Brasileirão e seu histórico de patrocínios de casas de apostas
Agência Miséria
Foto: Reprodução

Um fenômeno que está se tornando cada vez mais evidente no Brasil é o fato de os operadores dos cassinos online e das apostas esportivas serem um nome frequente em estádios, camisetas e eventos relacionados com o futebol.

Com as apostas online ganhando destaque no país, sua presença se amplifica e atrai cada vez mais a atenção de quem ama esportes, sendo que as ofertas dos websites versam modalidades e mercados variados.

No caso do futebol, que é o mais importante esporte brasileiro, existe muito a acontecer na indústria, que nem sempre é visível para os torcedores mais desatentos.

Mais do que os jogos e campeonatos, o futebol é hoje um importante mercado, onde negócios bilionários acontecem… e que vão muito além do mercado de transferências. Os acordos entre times esportivos e marcas renomadas é um exemplo das formas como a economia é movida pelo futebol. Recentemente, para exemplificar, o estádio do São Paulo se transformou no “Morumbis”, vendendo seus naming rights à marca de chocolates.

Ainda que o exemplo nos leve para outro setor, a verdade é que os times brasileiros estão hoje muito conectados com o negócio paralelo das apostas. Afinal, os torcedores de hoje se conectam ao futebol cada vez mais por via da web, e as apostas esportivas oferecem um espaço de particular interesse para explorar o amor ao futebol e tentar rentabilizá-lo.

Venha saber por que os times brasileiros estão fazendo acordos de patrocínio esportivo com casas de apostas virtuais.

Times brasileiros e os acordos de patrocínio com casas de apostas

Os operadores das casas de apostas esportivas estão olhando o Brasil como um espaço favorável para o investimento e, por isso, existem cada vez mais marcas operando no território nacional. Segundo a DataHub, o crescimento foi superior a 360% de 2020 para 2022. Em 2023, apenas nos três primeiros meses do ano, 6 dezenas de marcas no setor dos jogos de azar se instalaram no Brasil.

A imensa concorrência gerada por esse crescimento faz com que as empresas precisem de adotar estratégias de cativação e fidelização dos públicos por várias vias. Marketing de afiliados, anúncios online, anúncios nos meios convencionais e patrocínio de times esportivos, entre outros, se encontram nesse leque de estratégias.

Considerando a temporada 2022-23 podemos verificar que os times brasileiros tinham, em sua maioria, acordos de patrocínio com casas de apostas esportivas. Na verdade, dos 20 times em competição, apenas o Cuiabá não tinha um patrocinador desse setor, apesar de ter se manifestado sobre a temática e asseverado que estaria disponível para discutir essa questão com marcas interessadas em apoiá-lo.

Qual o interesse desse tipo de acordos?

Tanto as casas de apostas esportivas quanto os times esportivos têm vantagens associadas aos acordos de patrocínio.

O investimento financeiro colocado pelas empresas de apostas se traduz numa imensa visibilidade – usualmente em estádios, salas de comunicação aos mídia ou nas camisetas dos atletas, assim como websites e redes sociais dos times.

Por outro lado, para colocar em destaque a marca patrocinadora, o time recebe um valor relevante e que pode contribuir para a contratação de um plantel melhorado ou infraestruturas essenciais.

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