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Enel Ceará reconstrói 12,2 quilômetros de rede destruída pelas chuvas no feriado de Carnaval
Foram 56 postes substituídos em apenas quatro dias, incluindo postes danificados durante a tempestade e postes abalroados.
Rogério Brito
Foto: Enel Ceará/ Divulgação

A Enel Ceará registrou 621 ocorrências de galhos sobre a fiação e quedas de árvores em decorrência da tempestade que atingiu Fortaleza e várias cidades do Ceará, no último fim de semana. Diante da emergência, a distribuidora colocou o dobro de equipes nas ruas numa verdadeira força-tarefa para reparar os estragos da segunda maior chuva dos últimos 50 anos.

A distribuidora reforçou as equipes em campo e reconstruiu 12,2 quilômetros de rede destruída pelas chuvas durante o feriado de Carnaval. Segundo a concessionária, foram 56 postes substituídos em apenas quatro dias, incluindo postes danificados durante a tempestade e postes abalroados (que sofreram colisão de veículos), e 41 transformadores trocados.

Segundo o responsável de Operação e Manutenção da Enel Ceará, Rosario Zaccaria, a companhia chegou a operar nas cidades afetadas com o dobro da quantidade de equipes com que atua em dias normais. “Isso é possível graças a todo o planejamento e preparação que fazemos para esse período de chuvas, que nos permitem remanejar equipes de funções comerciais para emergenciais, e entre regiões para os locais mais impactados”, explica.

“Conscientes dos transtornos vividos pelos nossos clientes, trabalhamos noite e dia e conseguimos, em 48 horas, recuperar a energia de mais de 90% dos nossos clientes. Encerramos a terça-feira (14) já com praticamente 100% de recuperação, restando apenas alguns casos pontuais”, reforça Rosario Zaccaria.

De acordo com as previsões meteorológicas, novas chuvas estão previstas para o Estado. De acordo com o responsável de Operação e Manutenção da Enel, a companhia está atenta às condições climáticas. “Acompanhamos com atenção as previsões e estamos preparados para atuar nos diferentes níveis de contingência. Nossa prioridade nesse momento é atender nossos clientes com agilidade e segurança”, acrescenta.

Em momentos de contingência, a Enel informou que também opera com reforço nos canais de atendimento, mas orienta os clientes a sempre priorizarem os canais digitais, para agilizarem o registro de falta de luz. É possível entrar em contato com facilidade pelo WhatsApp, no número (21) 99601-9608, ou usando o aplicativo da Enel Ceará, disponível gratuitamente.

Investimento

Nos últimos cinco anos, a Enel Ceará anunciou investimento mais de R$ 5 bilhões no Ceará. Esses valores foram destinados à expansão da rede, à inclusão de tecnologia e à adequação da infraestrutura. Apenas nos últimos dois anos, por exemplo, foram entregues oito novas subestações, nos municípios de Fortaleza, Pindoretama, Pacatuba, Itarema, Paracuru, Itapipoca, Guaraciaba do Norte e Porteiras.

“São melhorias que nos dão a capacidade, por exemplo, de fazer o que fizemos na terça-feira em Eusébio, quando um poste abalroado interrompeu o fornecimento de cerca de 10 mil clientes. Graças à tecnologia aplicada à rede, recuperamos em segundos 9,2 mil cientes, e deslocamos cinco equipes para reparar o trecho de rede destruído”, relembra Rosário.

Ações realizadas

• 12,2 km de rede substituída;
• 621 ocorrências de galhos e quedas de árvores atendidas;
• 56 postes substituídos em apenas quatro dias;
• 41 transformadores trocados.

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