Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Vacinação contra Febre Aftosa atinge o melhor resultado desde 2015
Segundo dados da Adagri, 94,97% dos animais foram imunizados na segunda etapa da campanha de vacinação de 2023
Cícero Dantas
Foto: Ascom Adagri

A segunda etapa de Vacinação contra a Febre Aftosa de 2023 bateu um novo recorde no Ceará, conforme dados divulgados pela Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri). Esta fase registrou números significativos na imunização de bovinos e búfalos, além de um aumento no número de propriedades com animais vacinados.

De acordo com a Adagri, foram imunizados 94,97% dos animais e o número de propriedades chegou a 92,11%. O maior índice de vacinação do rebanho tinha sido em 2015 e o de propriedades tinha sido em 2023, com 93,79%.

Ao todo, mais de 980 mil animais, com até 24 meses de idade, foram imunizados. Para o presidente da Adagri, Elmo Aguiar, o sucesso dessa etapa foi alcançado graças ao esforço conjunto dos servidores, colaboradores da Agência e instituições parceiras. “Nessa força tarefa conseguimos um êxito surpreendente, que foi o recorde de vacinação de toda a história da Adagri. Isso é muito satisfatório”, destacou.

A segunda etapa da Campanha de 2023 teve início no dia 1º de novembro de 2023. Esse prazo foi estendido até o dia 30 de dezembro de 2023 para os criadores adquirirem suas vacinas nas revendas, e até o dia 16 de janeiro de 2024 para declaração da vacinação e atualização cadastral.

Importante ressaltar que manter os índices de vacinação acima dos 90% é um dos pré-requisitos para que ao final do ano de 2024 o Governo do Ceará possa pleitear junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) o status de Livre da Febre Aftosa sem Vacinação.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade