Foto: Marciel Bezerra
As chuvas de abertura da quadra invernosa 2024 já apresentam efeito no contexto de armazenamento hídrico do Ceará. De acordo com dados do Portal Hidrológico cearense, o estado conta atualmente com dois reservatórios com mais de 90% de sua capacidade ocupada: Caldeirões, localizado em Saboeiro, e que está com 97,27% do volume preenchido, e o Açude Curral Velho, em Morada Nova, este com 90,51% de ocupação.
O estado também já registrou o transbordamento de um dos reservatórios monitorados pela Companhia de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Cogerh). Nessa linha, lembra-se que o primeiro reservatório a verter foi o Açude Germinal, que fica no município de Pacoti.
O Ceará conta com 157 reservatórios monitorados e que são responsáveis pelo abastecimento de praticamente toda a população cearense. O estado tem uma capacidade total de armazenamento de 18.542,9 mh3. Desta total, hoje o estado registra um percentual de 37,4% de preenchimento.
Detalha-se que os reservatórios são divididos em 12 bacias hidrográficas, de acordo com as regiões que eles atendem. O Cariri é majoritariamente atendido pela Bacia do Alto Jaguaribe, que conta com 49,39% de sua capacidade ocupada.