foto: Aurelio Alves/ O POVO
Em virtude das chuvas ocorridas no Ceará nas últimas semanas, sobretudo no mês de fevereiro, o Estado registrou o 13º açude em sangria nesta segunda-feira (4), conforme monitoramento da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).
O 13º açude que sangrou foi o Arrebita, no município de Forquilha, que desde o último dia 28 de fevereiro já apresentava mais de 90% de sua capacidade. A última vez que o reservatório havia sangrado tinha sido no período de 20 de março a 13 de junho de 2023.
Com isso, o Estado alcançou 40% da capacidade hídrica dos açudes monitorados pela Cogerh. Na quadra chuvosa passada os reservatórios do Ceará só chegaram a essa marca no mês de abril.
De acordo com o Portal Hidrológico da Cogerh os açudes que superaram a capacidade de armazenamento, além do do Arrebita, foram: Germinal, em Palmácia; Geraldo Atimbone, Patos, Santa Maria de Aracatiaçu e Santo Antônio de Aracatiaçu, em Sobral; Caldeirões, em Saboeiro; Cahuipe, em Caucaia; Forquilha, em Forquilha; São Pedro Timbaúba, em Miraíma; Acaraú Mirim, em Massapê; Itaúna, em Granja; e São Vicente, em Santana do Acaraú.
Outros açudes ultrapassam 90% de armazenamento. São eles: Açude Angicos (92,61%), em Coreaú; Gangorra (98,21%), em Granja; Aracoiaba (90,15%) e Tijuquinha (91,27%), em Baturité.
Confira os 13 açudes que estão sangrando no Ceará:
- Cauípe (Caucaia)
- Caldeirões (Saboeiro)
- Itaúna (Granja)
- Forquilha (Forquilha)
- Acaraú Mirim (Massapê)
- Santo Antônio de Aracatiaçu (Sobral)
- São Pedro Timbaúba (Miraíma)
- Germinal (Pacoti)
- São Vicente (Santana do Acaraú)
- Patos (Sobral)
- Santa Maria de Aracatiaçu (Sobral)
- Arrebita (Forquilha)
- Geraldo Atimbone (Sobral)