Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Quadra chuvosa: 13º açude sangra no Ceará; veja quais
Os dados são do Portal Hidrológico da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh).
Maurício Júnior
foto: Aurelio Alves/ O POVO

Em virtude das chuvas ocorridas no Ceará nas últimas semanas, sobretudo no mês de fevereiro, o Estado registrou o 13º açude em sangria nesta segunda-feira (4), conforme monitoramento da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

O 13º açude que sangrou foi o Arrebita, no município de Forquilha, que desde o último dia 28 de fevereiro já apresentava mais de 90% de sua capacidade. A última vez que o reservatório havia sangrado tinha sido no período de 20 de março a 13 de junho de 2023.

Com isso, o Estado alcançou 40% da capacidade hídrica dos açudes monitorados pela Cogerh. Na quadra chuvosa passada os reservatórios do Ceará só chegaram a essa marca no mês de abril.

De acordo com o Portal Hidrológico da Cogerh os açudes que superaram a capacidade de armazenamento, além do do Arrebita, foram: Germinal, em Palmácia; Geraldo Atimbone, Patos, Santa Maria de Aracatiaçu e Santo Antônio de Aracatiaçu, em Sobral; Caldeirões, em Saboeiro; Cahuipe, em Caucaia; Forquilha, em Forquilha; São Pedro Timbaúba, em Miraíma; Acaraú Mirim, em Massapê; Itaúna, em Granja; e São Vicente, em Santana do Acaraú.

Outros açudes ultrapassam 90% de armazenamento. São eles: Açude Angicos (92,61%), em Coreaú; Gangorra (98,21%), em Granja; Aracoiaba (90,15%) e Tijuquinha (91,27%), em Baturité.

Confira os 13 açudes que estão sangrando no Ceará:

  1. Cauípe (Caucaia)
  2. Caldeirões (Saboeiro)
  3. Itaúna (Granja)
  4. Forquilha (Forquilha)
  5. Acaraú Mirim (Massapê)
  6. Santo Antônio de Aracatiaçu (Sobral)
  7. São Pedro Timbaúba (Miraíma)
  8. Germinal (Pacoti)
  9. São Vicente (Santana do Acaraú)
  10. Patos (Sobral)
  11. Santa Maria de Aracatiaçu (Sobral)
  12. Arrebita (Forquilha)
  13. Geraldo Atimbone (Sobral)

 

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade