Foto: Reprodução Gov. Do Estado Do Ceará
Desde ontem (4) o Ceará está recebendo a quantidade máxima de águas possível por meio da transposição do Rio São Francisco. O volume está jorrando no maior reservatório do estado, o Castanhão, e chega ao destino três dias antes daquele que havia sido projetado inicialmente, de acordo com apontamentos feitos pela Secretaria de Recursos Hídricos (SRH).
As águas que desembocam no Castanhão saem da cidade de Jati em uma vazão estimada em 6,5 metros cúbicos por segundo. Detalha-se que nessa segunda-feira (4), primeiro dia que o reservatório recebeu o volume advindo do São Francisco, ele registrou um percentual de ocupação de 24,71%. Esse valor representa o melhor resultado desde 7 de dezembro de 2023.
Pactua-se que, quando comparado com a mesma data de 2023, o atual nível do açude é quase 5% superior. indica-se, no entanto, que a SRH também credita o bom resultado às fortes chuvas que vêm acometendo o estado desde meados de fevereiro.
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) destaca que a cidade de Alto Santo, onde o Castanhão está localizado, verificou um volume de chuvas que representam mais que o dobro dos valores normalmente notados para a região ao longo do mês de fevereiro, foram 215,2 milímetros.