Foto: Guto Vital
Durante o mês de março é celebrado o “Março Amarelo”, campanha que busca conscientizar sobre a endometriose. Com isso, o Portal Miséria esteve no Hospital Maternidade São Vicente de Paulo, onde conversou com a médica ginecologista e obstetra, Indira Ravena, sobre aspectos da doenças.
De acordo com a profissional, a endometriose é uma doença muito comum, além de bastante sintomática. Entre os sintomas estão dores crônicas, como dores ao evacuar, urinar, além de diarreia, constipação, e até quadros de infertilidade. No entanto, ela pontua que a enfermidade é benigna e há tratamento. “O pilar de tratamento é a mudança no estilo de vida“, afirma.
Além disso, Indira salienta que não deve-se normalizar mulheres que sentem dores incapacitantes, ou seja, que impedem de fazer atividades corriqueiras.
O diagnóstico é feito por meio de avaliação dos sintomas clínicos e exames de imagem que mapeiam a endometriose. O HMSVP dispõe da feitura dos exames, que inclusive podem ser feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Assista abaixo esses e mais detalhes na entrevista completa: