Foto: Davi Pinheiro / Gov do Ceará
Durante cerimônia no Palácio da Abolição, em Fortaleza, foram apresentadas as novas 29 escolas estaduais que adotaram o tempo integral em 2024. Com isso, o Estado agora dispõe de 512 unidades escolares no formato de horário prolongado, representando 75% da rede. Dentre as escolas apresentadas estão inclusas 1 Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) e 2 Escolas de Ensino Médio e Profissional do Campo (EEMPC).
As novas unidades escolares em tempo integral estão distribuídas em 21 município: Caririaçu, Farias Brito, Canindé (2), Jaguaribara, Meruoca, Mucambo, Aracoiaba, Pacajus, Quixelô, Quixeramobim, Frecheirinha, Ipu, Itatira, Jaguaruana, Barroquinha, Senador Sá, Tamboril, Tauá (2), Tejuçuoca, Camocim e Fortaleza.
Durante a solenidade, a titular da Secretaria de Educação do Estado (Seduc), Eliana Estrela, afirmou que o governador do Ceará, Elmano de Freitas, pretende a universalizar as escolas em tempo integral até 2026.
A aquisição do formato de tempo integral das escolas desembolsa R$ 70 milhões, sendo utilizados na ampliação, adaptação e aquisição de novos equipamentos, contas públicas, além da alimentação escolar e custos com contratação de terceirizados.