Foto: José Wagner
De acordo com levantamento da Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec), no primeiro bimestre de 2024, foram registradas 7.488 empresas com sócias mulheres no estado. Um crescimento de 33% em comparação ao bimestre anterior, quando foram constituídas 5.596 empresas.
O comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios foi a atividade mais utilizada na abertura de empresas por mulheres, entre janeiro e fevereiro de 2024, segundo a Jucec. As atividades de comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal também apresentaram crescimento. O setor de Serviços, porém, se destacou com mais aberturas, no total 25.884.
Para a presidente da Jucec, Carolina Monteiro, os resultados iniciais de 2024 foram positivos. “Nós comemoramos esses dados positivos pois sabemos como é importante para as mulheres a independência financeira, além de progredir no ambiente de empreendedorismo que é majoritariamente masculino”, comentou.
Entre os municípios do Ceará que estiveram à frente no desenvolvimento econômico feminino em 2023, destacam-se a capital Fortaleza, com 23.934, Juazeiro do Norte, com 1.579 e Caucaia, com 1.569.