Compartilhar
Publicidade
Publicidade
“Dia S” de combate ao sarampo acontece em todo o Estado nesta quinta-feira, 14
A ação busca reforçar as ações contra o sarampo por meio de levantamento de informações em todos os municípios cearenses e Regiões de Saúde. 
Maurício Júnior
Foto: Reprodução

Com o objetivo de reforçar as ações contra o sarampo, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) realiza, nesta quinta-feira (14), o “Dia S” de combate à doença. A iniciativa deve fazer um levantamento de informações em todos os municípios cearenses e Regiões de Saúde.

A ideia é buscar casos suspeitos com sintomas em prontuários clínicos e fichas de atendimento em serviços de saúde e do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), nos últimos 30 dias”, explica a assessora do Grupo Técnico das Doenças Preveníveis por Vacinas da Sesa, Karizya Veríssimo.

De acordo com a Sesa, os principais sintomas que notificam o sarampo são manchas avermelhadas, febre, tosse, coriza e conjuntivite. A pasta ressalta que “é uma doença infecciosa aguda grave viral, transmitida pela saliva, através da fala, da tosse e do espirro“.

Karizya ainda pontua que a ação é necessária para determinar medidas de controle de novos casos. Segundo a Secretaria de Saúde, a últimas três notificações de sarampo no Estado foram confirmadas em 2021.

Em 2023 foram notificados 32 casos suspeitos, no entanto, o Ceará permanece sem confirmação da doença. Já em 2024, o estado recebeu notificação de 2 casos suspeitos, que foram descartados por exames laboratoriais.

A última mobilização promovida pelo governo estadual foi em outubro de 2023, com a “Semana S”. Participaram da ação 156 municípios cearenses, com a atuação de 1.978 unidades.

Por fim, a Sesa orienta que a vacinação é a forma mais efetiva de prevenção contra o sarampo. “A população de um a 29 anos deve receber duas doses do imunizante, sendo a primeira com a tríplice viral aos 12 meses e a segunda, aos 15 meses com a tetraviral ou tríplice viral + varicela. Já quem tem entre 30 e 59 anos, deve se imunizar com uma dose da vacina tríplice viral, se não vacinado anteriormente“, destaca.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade