Foto: Ascom Sesau
A Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte (Sesau) alerta para tentativa de golpe com a cobrança por atendimento nos equipamentos municipais de saúde do município. De acordo com denúncias, há pessoas entrando em contato com familiares de pacientes solicitando uma quantia em dinheiro pelos atendimentos prestados.
A Sesau reforça que, em nenhuma hipótese, os profissionais entram em contato para realizar cobranças ou solicitar pagamento dos procedimentos prestados. “Todos os equipamentos municipais de saúde integram o Sistema Único de Saúde – SUS, que tem como objetivo oferecer atendimento gratuito e de qualidade à população. Sendo assim, alerta que nenhuma unidade ou profissional solicita qualquer tipo de pagamento para utilização dos serviços”, anunciou a Secretaria em nota.
A Sesau orienta também que qualquer cidadão que receba contato solicitando pagamento antes ou após utilização dos serviços, vá imediatamente a uma delegacia e denuncie.
É importante destacar também que hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ou qualquer outra unidade de saúde vinculadas às Secretarias Estadual ou Municipal não cobram pelos atendimentos prestados à população. Todo cidadão tem direito a acessar todos os serviços da rede pública de saúde de forma gratuita, por meio do SUS, conforme previsto no artigo 196 da Constituição da República.