Foto: Diocese São Carlos
O último dia da Semana Santa, que acontece antes do Domingo de Páscoa, é a Sexta-feira Santa ou Sexta-feira da Paixão. Neste ano a data, que é feriado nacional, acontece neste dia 29 de março. Dessa forma, hoje, as pessoas que professam a fé cristã adotam uma série de costumes, como evitar o consumo de carne vermelha, não varrer ou limpar a casa e evitar brigas ou pequenos desentendimentos.
Qual significado da Sexta-feira Santa
Inserida no calendário cristão, a data é considerado feriado nacional e marca o momento da crucificação e morte de Jesus Cristo.
Nessa linha, pontua-se que no Cristianismo essa data é visto como um momento de reflexão, penitência e luto pela morte de Cristo na cruz, seguido pelo Domingo de Páscoa que celebra a sua ressureição. No âmbito da penitência, muitas pessoas optam por fazer jejum ou abster-se do consumo de carnes, incluindo na alimentação peixes, legumes, verduras e pratos vegetarianos.
Porque é permitido comer peixe
De acordo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), entidade ligada à Igreja Católica, o hábito de comer peixe está diretamente relacionado com uma prática do jejum ou abstinência. O peixe é permitido no âmbito da penitência por ser considerado um alimento mais simples e humilde, especialmente quando comparado com a carne vermelha.
Acresce-se a isso, o fato de que na tradição Cristã o peixe tem um significado simbólico, já que ele é associado a milagres realizados por Jesus Cristo, como a multiplicação dos pães e peixes.
Como é calculada a Sexta-feira Santa?
A data em que a sexta-feira Santa será celebrada muda anualmente. Nessa linha, indica-se que para saber qual dia marcará esta data é necessário somar 46 dias à Quarta-feira de Cinzas, dia imediatamente seguinte ao Carnaval.