Foto: Clodoaldo Amaro
O badalar dos sinos e a tradicional indumentária, em preto e branco, anunciava a chegada dos grupos de Penitentes no Largo da Igreja do Rosário, em Barbalha. A tradicional procissão do fogaréu, ocorreu na quinta-feira santa, faz parte da tradição religiosa durante a Semana Santa.
A tradição secular abriu as celebrações religiosas no município. Ao todo, seis grupos, de Penitentes, Incelências e Rezadeiras, participaram da peregrinação que percorreu as principais ruas do Centro Histórico de Barbalha e finalizou na Estátua de Santo Antônio, localizada no Alto da Alegria, onde foi rezado terço com cânticos de benditos.
Para a Secretária de Cultura e Turismo de Barbalha, Goretti Amorim, a procissão dos penitentes visa o fortalecimento da fé e a preservação da cultura. “Esse é o momento de fortalecermos a nossa fé e a nossa crença na tentativa de preservar a nossa cultura e manter viva as nossas raízes e tradição religiosas“, disse Goretti.
A programação do ciclo da paixão continua no município neste final de semana. Neste sábado (30) e domingo (31), diversos grupos de Caretas e Malhação de Judas realizarão apresentações em bairros e Sítios de Barbalha