Foto: Governo do Ceará/Divulgação
Com investimento de mais de R$ 19,7 milhões, o Governo do Ceará, nesta quinta-feira (11), a entrega dos tíquetes do primeiro lote do Vale Gás Social 2024 para as 184 prefeituras cearenses.
Ao todo, mais de 208 mil famílias em situação de extrema vulnerabilidade social serão beneficiadas com o Programa. De acordo com a Secretaria da Proteção Social (SPS), serão realizadas três entregas ao longo do ano.
O Vale Gás Social será destinado para famílias em situação de extrema vulnerabilidade social que são assistidas pelo Cartão Mais Infância Ceará; famílias inscritas no CadÚnico e beneficiadas com o Programa Bolsa Família; e jovens do programa Virando o Jogo – Superação.
Também terão direito, 324 cozinhas sociais localizadas em bairros de alta vulnerabilidade social e entidades credenciadas no Programa Mais Nutrição, abrangendo os municípios de Caucaia, Fortaleza, Maracanaú, Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte e Missão Velha.
A secretária da SPS, Onélia Santana, destacou o cuidado e acompanhamento com as famílias atendidas. “Proporcionalmente, o Ceará é o Estado com maior volume de transferência de renda para a população. Isso significa sensibilidade e coragem de investir nas famílias que mais precisam. Também é investir na economia, porque potencializa a economia local. É a política do cuidado, do acompanhar essas famílias, com estratégias, estudos. Para isso, está conosco o Ipece [Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará], além da parceria com os municípios”, pontuou.
O Programa
O programa Vale Gás Social, criado em 2020, surgiu como uma medida para minimizar os impactos sociais da pandemia do coronavírus. A medida tornou-se política pública permanente, sancionada pelo Governo do Ceará em 14 de setembro de 2021, possibilitando a recarga gratuita do botijão de gás à população cearense em situação de vulnerabilidade, três vezes por ano. Desde 2020, foram quase dois milhões de tíquetes já distribuídos, sendo três entregas anuais.