Foto: Thiago Gaspar/Casa Civil
Com objetivo de aprimorar o diagnóstico e o tratamento de doenças cardiovasculares na rede pública de saúde, o Governo do Ceará firmou com a China uma parceria que estabelece a cooperação entre o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), em Fortaleza, e o Hospital Universitário Cardiovascular de Xiamen, localizado na província de Fujian. A assinatura do acordo ocorreu no Palácio da Abolição, na capital cearense, nesta segunda-feira (15).
“Quando visitei o Hospital de Xiamen [em Setembro de 2023], percebi a grande capacidade do povo chinês de estruturar a saúde, mas também de fazer todo o trabalho de pesquisa e desenvolvimento de equipamentos. Espero que essa iniciativa de profissionais trocando experiências possa avançar para termos colaboração em pesquisa e possibilidades de equipamentos, para prestar um melhor serviço de saúde à população cearense. Estou muito feliz e honrado de assinar essa cooperação que para nós é motivo de orgulho”, afirmou o Governador do Ceará, Elmano de Freitas.
Cui Yonghui, secretário do Comitê Municipal do PCCh de Xiamen, também comentou sobre a cooperação. “Como representante de Xiamen, a cidade tem um grande dever, responsabilidade, para participar nessa parceria entre o Estado [do Ceará] e a Província [de Fujian], entre os dois países [Brasil e China]”, ressaltou. A comitiva chinesa visitará o Hospital de Messejana, a fim de conhecer a estrutura, profissionais e serviços da unidade.
Parceria
As duas unidades de saúde são referências no tratamento doenças cardíacas. De acordo com a Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), a parceria visa o compartilhamento de experiências e tecnologias para aperfeiçoar tratamentos, gestão médica, pesquisa científica e capacitação profissional na área de cardiologia.
Roseane Medeiros, secretária de Relações Internacionais, destacou a atuação da Sesa no acordo. “Nós temos tido muito apoio da Província de Fujian, desde que foi assinado um protocolo de Estados irmãos, ainda em 1996. No ano passado, também firmaram um protocolo entre as cidades de Fortaleza e Xiamen, e isso tudo ajuda, facilitando a aproximação. Nosso papel é fazer essa articulação e promover o desenvolvimento do Ceará, não só na área econômica, mas também nos acordos das parcerias, por exemplo, agora na área da saúde”, explicou.
Sobre o intercâmbio técnico-científico, o Ceará já enviou um profissional do Hospital de Messejana para o Hospital de Xiamen. O cirurgião cardiovascular Felipe Simão está atualmente na cidade chinesa para estudos, afirmou a Sesa.