Foto: Ascom SPS
Territórios indígenas de Crato e outros 15 municípios do Ceará receberão cursos profissionalizantes por meio do Programa Criando Oportunidades, da Secretaria da Proteção Social (SPS). As ofertas incluem áreas como gastronomia, mídias sociais, estética e administração.
De acordo com a pasta, participarão dos cursos povos Kariri, Tapeba, Potyguara, Pitiguary, Tremembé, Tabajara, Tubiba-Tapuya, Kalabaça e Tapuya-Kariri.
No total, serão 17 turmas, cada uma com 20 estudantes. Além da formação, as pessoas participantes receberão kits de trabalho para que iniciem sua trajetória profissional.
A primeira turma será em Tamboril, com povos Potyguara e Tabajara, que receberão o curso de Auxiliar de Eletricista.
Conforme a coordenadora de Inclusão Social da SPS, Jéssica Souza, entre 2023 e 2024, 5.893 pessoas já foram contempladas com o Programa. “Levar estes cursos para territórios indígenas é muito importante para nós que coordenamos o programa, pois estamos ajudando efetivamente a diminuir as vulnerabilidades destas comunidades. Queremos incentivar jovens e adultos destes territórios para que se capacitem e transformem suas trajetórias através da inclusão social e profissional”, disse.
Por fim, a SPS destaca que o Programa Criando Oportunidades atua em todo o Ceará, formalizando mulheres chefes de família cadastradas no CadÚnico, bem como trabalhadores em busca de emprego e grupos socialmente vulneráveis.
Confira os município que receberão os cursos:
- Crato
- Tamboril
- Caucaia
- Boa Viagem
- Acaraú
- Canindé
- Crateús
- Itapipoca
- Itarema
- Maracanaú
- Monsenhor Tabosa
- Novo Oriente
- Pacatuba
- Poranga
- Quiterianópolis
- São Benedito