Foto: Freepik
Com o intuito de controlar o escoamento e o descarte incorreto de pneus, a Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte (Amaju) segue com mapeamento de cadastro de borracharias do município. De acordo com a pasta, 91 estabelecimentos já foram cadastrados.
A Amaju também informou que Juazeiro do Norte dispõe do “Ecoponto do Pneu”, local específico para descarte do material. O espaço fica localizado na Rua Engenheiro José Batista, 416, no bairro Triângulo. De lá, os produto são encaminhados para Teresina (PI), “onde são reaproveitados por meio de trituração, laminação e granulação“.
Conforme dados da pasta, mais de 648 toneladas de pneus deixaram de ser descartados em locais impróprios entre janeiro de 2021 e fevereiro deste ano.
Por fim, a Autarquia Municipal afirma que a Gerência de Resíduos Sólidos, Operação e Destinação Final (Gerdest), vinculada à pasta, está estabelecendo uma parceria com a vigilância sanitária e o setor de endemias, a fim de potencializar as campanhas educativas sobre mosquito Aedes aegypti, responsável pela Dengue, Zika e Chikungunya.
A ação se dá em vista de os pneus descartados incorretamente podem se tornar criadouros do mosquito transmissor dessas doenças.