Foto: Reprodução / Instagram @grupolinard
A Indústria Antônio Linard Máquinas e Construções Técnicas Ltda agora compõe o grupo de museus orgânicos da região do Cariri com a criação do Museu Orgânico Mestre Antônio Linard, fomentado pela Fundação Casa Grande e pelo Sesc Ceará.
O Museu fica localizado no município de Missão Velha, e provém de uma fábrica de peças e equipamentos customizados que eram produzidos por Antônio Linard, que dá nome ao equipamento. A indústria foi fundada em 1933, apenas com um torno industrial.
Atualmente, a empresa é presidida por Maragton Linard e está em processo de transição da segunda para a terceira geração. Nela, são produzidas peças de aço inox, pallets, estruturas metálicas de armazenagem, além de ferramentas para Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs).
Com a criação do Museu Orgânico, as pessoas poderão visitar o local, onde encontrarão o Parque das Máquinas, uma expografia no antigo setor de montagem, bem como contemplarão uma loja com peças de ferro e ladrilho hidráulico da casa.
Vale destacar que essa prática de visita à fábrica foi iniciada por Antônio Linard. O empreendedor fazia uma exposição de seus trabalhos, no pátio da fábrica, e anunciava à população por meio de uma rádio de uma praça, a fim de que as pessoas contemplassem suas obras.
Além de Maragton, as filhas e o filho de Antônio Linard integram a equipe que gere o negócio. A expectativa é que seja ampliada a visibilidade do trabalho produzido na fábrica.
*Essa matéria foi escrita com base nas informações divulgadas na crônica de Flávio Paiva, presente na coluna desta terça-feira (7), do Portal O POVO.