Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Semana Beata Maria de Araújo: Seminário ERER promove educação antirracista durante semana de atividades
A ação busca manter viva a  memória da religiosa que por muito tempo foi silenciada e ocultada. 
Maurício Júnior
Foto: Guto Vital

Durante esta penúltima semana de maio, entre os dias 20 e 24 de maio, uma série de atividades estão sendo realizadas no município de Juazeiro do Norte, como parte da programação da 1ª Semana Beata Maria de Araújo. A ação busca manter viva a memória da religiosa que por muito tempo foi silenciada e ocultada.

Entre as atividades, está havendo o Seminário ERER, no Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unição), campus Saúde, com falas de conscientização antirracista, a fim de trabalhar as relações étnico-raciais numa proposta educacional, com base no fato de que a Beata Maria de Araújo foi uma mulher negra e analfabeta.

Vale destacar que Maria de Araújo sofreu violência mesmo depois de sua morte, quando seu túmulo foi violado e completamente destruído. Até hoje não se sabe o que aconteceu com os restos mortais da religiosa.

Também vale salientar que a beata foi a protagonista no “milagre da hóstia”, que ao receber a comunhão do Padre Cícero, a hóstia sangrou. Isso despertou repercussão para além de Juazeiro do Norte, dando à religiosa um papel fundamental no início do costume das romarias a Juazeiro do Norte.

A equipe de reportagem do Portal Miséria esteve no local, onde conversou com a secretária de Educação de Juazeiro do Norte, Márcia França, e o palestrante Willian Sousa, sobre as perspectivas do evento.

Assista esses e mais detalhes na entrevista completa:

 

 

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria
Publicidade