Foto: Reprodução
Novas atualizações do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) mostram o afastamento da possibilidade de segundo turno em Juazeiro do Norte. A chance vem sendo levantada desde o começo do ano, quando o TRE-CE passou a comandar um ação focada no município. A atividade, segundo a corte, visava ampliar o percentual de títulos regulares, mas, acabaria por alavancar a cidade à possibilidade de eleição municipal em até dois turnos.
Após a finalização do período de ajuste eleitoral, em 8 de maio, o TRE-CE vem atualizando os dados no sistema de lentamente. Entretanto, seguidamente as chances de a cidade estabelecer 2° turno em 2024 estão diminuindo. Dados desta quarta-feira (22) mostram que o eleitorado municipal é de 199.401 pessoas, portanto, faltam 599 eleitores para o mínimo de 200 mil necessário para a possível divisão do pleito.
Destaca-se que o eleitorado juazeirense está passando por uma acomodação, ou seja, neste momento o sistema está registrando todos os novos títulos e documentos regulares, porém, também está totalizando os eleitores que retiraram o domicilio de Juazeiro do Norte. Há, ainda, a remoção do sistema de pessoas mortas que ainda constavam como aptas a votar, assim, o segundo turno tem se afastado bastante.
Nesse processo, indica-se que o mais próximo que o município esteve da consolidação do 2° turno foi 13 de maio, quando, ainda no início das compensações o eleitorado faltoso para 200 mil chegou a ser de apenas 104 eleitores.