Compartilhar
Publicidade
Publicidade
“Transform(ar)”: projeto estimula atividades ao ar livre à pacientes psiquiátricos do HRVJ
Projeto realiza atividades ao ar livre que visam amenizar o sofrimento dos pacientes
Cícero Dantas
Foto: Joelton Barboza

Atividades ao ar livre tem amenizado o sofrimento de pacientes psiquiátricos internados no Hospital Regional do Vale do Jaguaribe, em Limoeiro. O projeto Transform(ar), desenvolvido pela equipe multidisciplinar da unidade, visa proporcionar um cuidado holístico aos pacientes do setor, oferecendo terapias alternativas e complementares, controlando a dor física e reduzindo episódios de angústia, ansiedade e depressão.

De acordo com a unidade hospitalar, as atividades propostas são musicoterapia, biodança, relaxamento, alongamento, clube do livro, oficinas, atividades externas, espiritualidade e celebração de datas comemorativas.

A agente administrativa Paloma de Freitas, proveniente da cidade de Russas, está na sua segunda internação na clínica psiquiátrica do HRVJ). Em sua primeira internação, em outubro de 2023, ela relata que a rotina era monótona, por isso, demonstrou uma vontade de conhecer outras áreas da unidade, nessa segunda internação.

A paciente Paloma de Freitas participou das ações do projeto Transform(ar). Foto: Joelton Barboza

Ao conhecer o “Transform(ar)”, a paciente relata que as ações estão sendo positivas por qualificarem o tempo ocioso. “Ao invés de passarmos o dia deitados em uma cama e sem ter o que fazer, vêm essas mudanças em que a gente desce, joga uma bola, faz artesanato, assiste filmes e isso é bastante benéfico para a saúde mental”, explicou.

A psicóloga do HRVJ Aline Franco ressalta que existe a necessidade de o paciente ser visto de forma holística, sendo um ser biopsicossocial, e não exclusivamente os aspectos patológicos com que muitos estão acostumados, em que o objetivo é apenas a cura da doença. “A cura envolve muito mais que o transtorno psiquiátrico. Aspectos sociais, biológicos e psicológicos devem ser considerados. As atividades tanto na unidade psiquiátrica, quanto em mediações internas do HRVJ contribuem para minimizar os efeitos deletérios no seu processo de cuidar e na redução do tempo da hospitalização”, explicou.

 

 

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria
Publicidade