Compartilhar
Publicidade
Publicidade
‘Maio Vermelho’: médico especialista comenta sobre conscientização do câncer bucal
De acordo com o profissional, o câncer bucal é o 5º mais frequente entre a população masculina do Brasil.
Maurício Júnior
Foto: Guto Vital

Entre várias campanhas, o mês de maio também é alusivo à conscientização, prevenção e diagnóstico do câncer bucal. Nessa perspectiva, a equipe de reportagem do Portal Miséria esteve no Hospital Maternidade São Vicente de Paulo, em Barbalha, onde conversou com o médico cirurgião cabeça e pescoço, Geamberg Macedo, para falar sobre a importância do “Maio Vermelho”.

De acordo com o profissional, o câncer bucal é o 5º mais frequente entre a população masculina do Brasil. Os sinais são ferimentos nos lábio e na boca que não cicatrizam e podem sangrar.

Sobre os fatores que contribuem para a doença, Geamberg destaca que o tabagismo é o principal, sobretudo associado ou etilismo. Além disso, podem influenciar para o câncer o HPV na garganta, obesidade, baixo consumo de frutas e verduras, bem como a alta exposição dos lábios ao sol.

Na oportunidade, o médico apontou que o cigarro eletrônico também influencia o doença.

Ele salienta que para o tratamento com mais eficiência, o diagnóstico precoce é essencial. “Quanto mais precoce for diagnosticado o câncer, maior a chance de cura e menor as repercussões funcionais e estéticas“, disse.

Na ocasião, ele também falou sobre as formas tratamento, e as necessidades de cirurgia, radioterapia e quimioterapia, que dependem de cada caso.

Assista abaixo esses e mais detalhes na entrevista completa:

 

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria
Publicidade