Foto: Júlio Caesar
O governo federal confirmou a ampliação do prazo para adesão ao Desenrola Fies, programa que permite a renegociação de dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). De acordo com o cronograma inicial a adesão deveria ser encerrada nesta sexta-feira (31), todavia, o período foi ampliado em três meses e seguirá permitindo adesões até 31 de agosto.
Explica-se que o Comitê Gestor do Fies, em Brasília, relatou como uma das justificativas a baixa procura pelo refinanciamento. Pontuou, ainda, que os recentes desastres, especialmente o do Rio Grande do Sul, dificultou que diversos estudantes fizessem a solicitação, o que levou a extensão do prazo.
Segundo o comitê, em princípio somente 22,8% das estimativas de procura haviam sido atendidas. No Rio Grande do Sul as adesões atingiram somente 26,8% do que era projetado. O comitê relatou que a ampliação também foi solicitada por diversos estudantes.
“Pedidos de prorrogação foram apresentados por estudantes que perderam seus documentos e bens devido ao alagamento de suas casas”, publicou o Comitê Gestor do Fies em nota.