Foto: Anders Wiklund/TT News Agency via Reuters
Três dias após estabelecer a melhor marca mundial nos 400 metros com barreiras, o velocista brasileiro Alison dos Santos, o Piu, voltou a vencer mais uma etapa da Diamond League, a mais importante do circuito mundial de atletismo.
Neste domingo (2), em Estocolmo (Suécia), Piu dominou a prova, de sua especialidade, ao cruzar a linha de chegada em 47s01. O segundo colocado foi Kyron McMaster (48s05), das Ilhas Virgens Britânicas, seguido pelo norte-americano CJ Allen (48s12) em terceiro.
Na última quinta-feira (30), o paulista de São Joaquim de Barra conseguiu a melhor marca do ano na prova (46s63) ao vencer a etapa de Oslo (Noruega), deixando para trás seu principal rival, o anfitrião Karsten Warholm, campeão olímpico e mundial na prova. Piu divide a liderança ranking mundial com o norte-americano Rai Benjamin, ambos com 1.303 pontos. Karsten está em terceiro, com 1.300 pontos.
Bronze nos Jogos de Tóquio e campeão mundial em 2022 (Oregon/EUA), Piu é um dos favoritos ao ouro na Olimpíada de Paris. “Acho que encontrei minha nova casa. Adoro a cidade, o estádio, e me sinto bem correndo aqui. Tentei ser agressivo e rápido logo na primeira volta e o resto ficou confortável até o final“, disse Piu após vitória em Estocolmo, em entrevista à NBC Sports.