Foto: Ascom Juazeiro
Com uma média de 360 atendimentos mensalmente, o Serviço de Atenção Domiciliar de Juazeiro do Norte (SAD) tem realizado visitas domiciliares a usuários cadastrados em situação de restrição ao leito, que necessitam de cuidados especializados de média complexidade e/ou têm necessidades crônicas. Atualmente, o município conta com três Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMAD) e uma Equipe Multiprofissional de Apoio (EMAP).
De acordo com Vagner Américo, coordenador do SAD, os atendimentos visam reduzir a demanda por atendimento hospitalar, bem como o período de permanência dos pacientes internados. “Também prezamos pela humanização da atenção à saúde, promovendo a ampliação da autonomia dos usuários e familiares em relação aos cuidados e a otimização dos recursos financeiros e estruturais da Rede de Atenção à Saúde“, afirmou.
Além das visitas domiciliares, os pacientes acompanhados também recebem laudos sociais e nutricionais, disponibilização de equipamentos hospitalares e ajuda de custo com materiais de curativos. Para receber os serviços, o solicitante deve ser encaminhado por uma Unidade de Saúde, onde será avaliado para verificar se possui os critérios necessários para ingresso no programa. Américo acrescenta que as EMADs e EMAP atuam de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e da tarde. Em geral, as visitas duram de 30 a 40 minutos.