Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Força coletiva das mulheres mantém viva a tradição do Pau da Bandeira de São João em Barbalha
O corte e o cortejo do Pau da Bandeira do Sítio Correntinho é protagonizado pela força e devoção das mulheres da comunidade
Cícero Dantas
Foto: Silva Neto

Barbalha ainda respira a Festa de Santo Antônio. Após o tradicional Cortejo do Pau da Bandeira que ocorreu no último domingo (2), é a vez das mulheres de uma comunidade da Zona Rural do município mostrarem sua força, fé e devoção. Neste domingo (9), a comunidade do Sítio Correntinho viverá um momento especial. Cerca de 80 mulheres mantêm viva uma tradição iniciada em 2017: o Pau da Bandeira protagonizado 100% por elas. 

De acordo com a capitã das carregadoras, Jayne Costa, o Pau da Bandeira das Mulheres tem como padroeiro São João Batista, co-padroeiro da comunidade. “Realizamos a festividade desde 2017 por meio da Organização das Mulheres da Comunidade. Somos nós que realizamos o corte e o cortejo do mastro e, consequentemente, seu hasteamento”, explicou.

A capitã conta que a tradição das mulheres do Correntinho iniciou após os homens da comunidade deixarem de realizar o cortejo do Pau da Bandeira de São João. “Existia essa tradição anteriormente. Porém, ela foi deixada para trás. Para não deixarem essa tradição morrer, as mulheres se uniram para mantê-la viva e realizamos até os dias de hoje”, acrescentou.

Orgulhosa, Jayne lembra da pioneira do movimento, Maria de Chica, como é conhecida na comunidade. Devota de São João Batista, Maria organizou e convidou as mulheres da comunidades a manterem viva a tradição no Correntinho. A partir da sua fé e devoção, surgiu o primeiro Pau da Bandeira realizado pelas mulheres. 

Mulheres de todas as idades participam do Pau da Bandeira de São João. Foto: Arquivo

Neste domingo, a partir das 9h, mais um capítulo dessa história será escrito. As mulheres da comunidade e dos sítios circunvizinhos se reunirão em frente à igreja de Nossa Senhora das Dores, no Correntinho, onde sairão em cortejo até o Sítio Onça, para realizarem o corte daquele que será o mastro do Pau da Bandeira de São João Batista.

A árvore escolhida foi um jatobá de 18 metros  que será utilizado como mastro para bandeira de São João Batista em 2024. Após o corte, o tronco será levado até a entrada do Sítio e será tocado novamente no dia do cortejo, marcado para o próximo dia 16 de junho”, explicou Jayne.

Para Jayne o sentimento de contar com o apoio de mulheres é inexplicável. “É sempre uma alegria fazer parte de um momento como esse que mostra a força da mulher, onde temos mulheres de várias idades dando continuidade a essa tradição”, finalizou

O cortejo do Pau da Bandeira das Mulheres está marcado para acontecer no próximo domingo (16), a partir das 15h, no Sítio Correntinho, em Barbalha. 

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria
Publicidade