Foto: Thiara Montefusco
O volume de vendas no comércio varejista comum cearense acelerou no primeiro trimestre de 2024 e teve um crescimento de 9,1%, comparado a igual período de 2023. O desempenho estadual foi superior ao nacional, que obteve alta de 5,9%. Os dados são do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).
O Ceará também supera a média nacional quando comparado com os resultados do quarto trimestre de 2023. O estado registrou o crescimento no varejo comum de 7,7%, enquanto a média brasileira teve uma aceleração de 1,3%.
As vendas do varejo comum cearense registraram alta de 8,8% em março de 2024 quando comparado a março do ano anterior, ficando também acima da alta de 5,7% verificada no Brasil. “Com esse desempenho, o setor registrou a 26ª alta mensal consecutiva, desde fevereiro de 2022, revelando uma trajetória mensal persistente de crescimento nas vendas do varejo comum estadual”, frisou Alexsandre Liara, Analista de Políticas Públicas do Ipece.
No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção, o volume de vendas no Ceará registrou crescimento 2,8% em março deste ano, comparado ao mesmo mês de 2023. É o 11º mês consecutivo de crescimento contínuo. No âmbito nacional, foi verificada queda de 1,5% na mesma comparação.