Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Em cinco anos programa ‘Mais Nutrição’ alcança marca de 3,7 milhões de quilos de alimentos distribuídos
Entre os municípios onde o Mais Nutrição foi aplicado estão: Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Milagres, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri.
Maurício Júnior
Foto: Thiara Montefusco

Atuante no Ceará desde 2019, o programa Mais Nutrição chegou a marca de 3,7 milhões de quilos de alimentos repassados para as 134 entidades credenciadas neste mês de junho. As instituições assistem crianças, adolescentes e famílias em situação de insegurança alimentar.

De acordo com a Secretaria da Proteção Social (SPS), nos cinco anos de programa, 38.754 pessoas foram beneficiadas. Entre os municípios onde o Mais Nutrição foi aplicado estão: Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Milagres, Missão Velha, Nova Olinda, Santana do Cariri, além de Caucaia, Maracanaú, Maranguape e Fortaleza.

A pasta pontua que os produtos alimentícios são doados à SPS por permissionários e entidades públicas e privadas, nas sedes do Programa, que são as centrais de abastecimento (Ceasa) de Barbalha e Maracanaú.

O Programa representa muito na vida dos cearenses do nosso Estado, porque ele vem combatendo o desperdício de alimentos, que é um problema gravíssimo. Então, esse alimento está retornando como um alimento saudável, apto para o consumo, e possibilitando acesso de novos hábitos saudáveis para a população”, disse a coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional da SPS, Regina Praciano.

As famílias estão podendo ter acesso a um alimento mais saudável e evitando o alimento processado e ultraprocessado, que nos últimos anos estava sendo muito incentivado e gerando muitos problemas de saúde”, complementa.

Regina ainda destaca a participação da Cidade Mais Infância, que também atua no recebimento de alimentos não perecíveis, destinados ao Programa. “O grande impacto, nesse ano de 2023 a 2024 foi também ampliar a doação dos alimentos. Somente na Cidade Mais Infância, mais de 150 toneladas de alimentos foram doados para o Mais Nutrição”, explica.

Celebração

Para celebrar o marco, a SPS irá realizar uma séria de formações sobre Gestão e Boas Práticas de Alimentos, entre os dias 25 e 28 de junho, a fim de beneficiar gestores e manipuladores de alimentos das entidades. A atividade será realizada no auditório da SPS, das 13h às 16h.

Na oportunidade, serão apresentados tópicos como orientações para combate ao desperdício, possibilidades de receitas para aproveitamento dos alimentos, e boas práticas no transporte, armazenamento, condicionamento e data de validade dos alimentos.

Ao todo devem participar 220 pessoas, de 110 entidades. Cada encontro terá uma média de 54 participantes.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade