Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Delegado brasileiro deve assumir o comando da Interpol em breve
O delegado de Polícia Federal, Valdecy Urquiz, foi indicado pelo comitê da entidade para o cargo de secretário-geral da Interpol. O nome será apreciado em assembleia marcada para novembro.
Paulo Junior
O delegado federal Valdecy Urquiz deve assumir o cargo até novembro. Foto: Reprodução

Pela primeira vez na história, a Interpol, rede internacional de policiais, deve passar a ser comandada por um brasileiro. Nesta terça-feira (25) o delegado de Polícia Federal, Valdecy Urquiz, foi eleito secretário-geral do órgão. Nesta posição ele passará a ser responsável pela parte organizacional da entidade, o que na prática o coloca no comando do órgão internacional.

A eleição de Urquiz para o cargo coloca fim a uma hegemonia que já durava mais de um século, pois até este momento o comando da Interpol alternou-se entre europeus e norte-americanos. Destaca-se que Valdecy Urquiz já é vice-presidente da Interpol nas Américas. Dentro da PF ele exerce o cargo de diretor de cooperação internacional.

O brasileiro recebeu oito votos, já o seu concorrente direto na disputa anotou apenas três indicações. O agente nacional estava concorrendo com um membro das forças policiais inglesas.

Pontua-se que o nome do brasileiro será levado para apreciação de todos os países que compõem a rede internacional de policiais, ao todo são 195 nações. A perspectiva é de que o nome dele seja ratificado, e então o Brasil assuma a coordenação.

Informações trazidas pela CNN Brasil apontaram que o presidente Lula (PT) teria agido para articular a vitória do delegado brasileiro. A jornalista Tainá Falcão afirmou que o presidente ligou para os Chefes de Estado dos países que integram o comitê eletivo, a fim de defender uma indicação nacional como a mais acertada.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade