Foto: José Wagner
O turismo internacional no Ceará continua apresentando resultados positivos, de acordo com dados da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac). Segundo levantamento realizado entre janeiro e maio deste ano, o Aeroporto Internacional de Fortaleza já movimentou 159.167 turistas, o que representa um aumento de 60,34%, comparado ao mesmo período em 2023, quando foram registrados 99.270 viajantes.
Somente no mês de maio, o Aeroporto internacional cearense movimentou 32.409 passageiros, classificando o Ceará como o estado que mais recebeu turistas internacionais das regiões Norte e Nordeste, superando Salvador (24.958) e Recife (21.215).
A secretária de Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque, considera que os números apresentados são satisfatórios, mas deve crescer. “Vale ressaltar que o estado, desde o início do ano, vem conquistando importantes incrementos, como na TAP, que passamos de sete para nove voos semanais, e Miami, que de quatro passamos para cinco frequências. É uma determinação do governador Elmano a internacionalização do turismo cearense e, para isso, temos conversado e mantido diálogo com as companhias buscando esse objetivo, assim como na malha aérea doméstica”, disse.
A expectativa é de que nos próximos meses o crescimento no Estado siga crescendo em relação ao turismo internacional, visto que outro destino que poderá ser acessado de Fortaleza será Orlando. A estreia do voo será nesta quinta-feira (27).
Além deste, em outubro, a Air France vai adicionar mais duas frequências para Paris, totalizando cinco.