Foto: Guto Vital
Na noite desta quarta-feira (10) acontece a entrega do Título de Dr. Honoris Causa à Gilberto Gil, condecoração concedida pela Universidade Regional do Cariri (URCA). De forma gratuita e aberta ao público, a solenidade será no Centro Cultural do Cariri, em Crato, a partir das 18h, com a presença do artista.
Nessa perspectiva, a equipe de reportagem do Portal Miséria esteve no equipamento, onde conversou com a vice-reitora da URCA, professora Socorro Vieira, e o Secretário de Formação Cultural, Livro e Leitura do Ministério da Cultura (MinC), Fabiano Piúba, sobre os detalhes da outorga.
“Gilberto Gil tem uma história conosco, aqui na região do Cariri“, destacou a vice-reitora, em recordação do encontro do artista com Violeta Arraes, que já ocupou o cargo de reitora da URCA. Ela ponta que Gil contribui para os debates e ações que fazem parte do Cariri cearense, “desde antes dele ser ministro da Cultura“.
“Agora é uma forma de reconhecimento, de todo o engrandecimento que ele traz para nossa região, para nossa população, para os mestres da cultura local e para as questões ambientais que tanto nós defendemos“, complementou Socorro.
Para Fabiano, a simbologia de Gilberto Gil receber o título de Dr. Honoris Causa na região do Cariri, que é um celeiro cultural, “é um reconhecimento de alguém que tem uma vivência, sobretudo como artista“.
O representante do minC ainda lembrou de um encontro com Gil, em que o artista citou o Cariri cearense como uma espécie de envelope “que lacrou ele como pessoa e como artista“.
Além da titulação, a programação da noite dispõe de apresentações culturais com mestres da cultura da região do Cariri, abertura de exposição, e show com o filho de Gilberto Gil, Bem Gil, e a banda Fogo Eterno, composta por Moreno Veloso, Mãeana, Guigga e Luiza Britto.
Assista abaixo esses e mais detalhes na entrevista completa:
Ver essa foto no Instagram