Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Pacientes com doença falciforme poderão realizar novo teste de genotipagem no Hemoce
A técnica de genotipagem por microarranjos vai tornar as transfusões sanguíneas das pessoas com doença falciforme mais seguras
Cícero Dantas
Fotos: Natássya Cybelly

A partir deste mês de julho, os pacientes com doença falciforme poderão realizar um novo teste sanguíneo para melhorar as transfusões de sangue realizadas nas unidades do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce).

De acordo com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), a nova testagem, realizado em parceria com o Ministério da Saúde, tem como objetivo identificar informações mais precisas sobre o sangue dos atendidos e potencializar a eficácia de transfusões.

Por meio da genotipagem por microarranjos, o teste poderá identificar fenótipos de outros grupos sanguíneos e variações na sequência do DNA, proporcionando uma seleção de componentes sanguíneos mais adequada para o quadro de cada paciente.

De acordo com a médica hematologista do laboratório de imuno-hematologia do Hemoce, Claudia Mota, “o diferencial do teste é que consiste em uma avaliação minuciosa dos genes RHD e RHCE. Esses genes codificam algumas proteínas do grupo sanguíneo RH, como os antígenos D, c, C, e, E, que são expressos na superfície das hemácias (um componente do sangue)“, explicou.

A profissional acrescenta que “pacientes com doença falciforme têm maior prevalência de formas variantes desses antígenos, além de terem maior propensão a formar anticorpos após transfusões sanguíneas. Com a informação obtida na genotipagem, é possível selecionar de forma mais segura o hemocomponente para o paciente, evitando reações transfusionais”, concluiu Claudia Mota.

Como ter acesso aos testes?

De acordo com a Sesa, o procedimento é feito sob demanda.  Para solicitar o exame, os serviços que atendem pessoas com esta condição devem acessar o site do Hemoce, onde poderão obter o formulário de solicitação da genotipagem, a ser preenchido com os dados do paciente, as orientações de coleta e envio de amostras, além do e-mail do laboratório para esclarecimento de dúvidas.

Os resultados dos testes serão enviados para o e-mail informado pela unidade solicitante durante o preenchimento do formulário.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade