Foto: Guto Vital/ Portal Miséria
As vendas do comércio cearense registram crescimento acumulado de 9,6% em 2024. Em maio foi registrado um crescimento de 1%. Na comparação interanual, o comércio cresceu 12,1% frente a maio de 2023. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) divulgada, nesta quinta-feira (11), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo a pesquisa, o crescimento do comércio varejista teve sete das oito atividades pesquisadas com variação positiva: Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (24,6%), seguida de Outros artigos de uso pessoal e doméstico (17,7%), Combustíveis e lubrificantes (13,3%), Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (10,0%), Móveis e eletrodomésticos (9,6%), Tecidos, vestuário e calçados (7,7%) e Livros, jornais, revistas e papelaria (0,8%). O único segmento a apresentar queda foi Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-23,4%).
Já as vendas varejistas no Brasil cresceram 1,2%, durante o mês de maio, em comparação ao mês anterior. No acumulado do ano o crescimento é de 5,6%. “Em 2024, o varejo registrou cinco pontos positivos, com atingimento do nível recorde da série a partir de março, que se renovou em abril e maio. Esse desempenho dos últimos meses está muito focado em hiper e supermercados e artigos farmacêuticos, que também atingiram seus níveis máximos em maio. Com isso, o acumulado do ano é de 5,6%, enquanto, por exemplo, quando observamos todo o ano de 2023, o acumulado foi de 1,7%. Então é um resultado bastante positivo”, explicou Cristiano Santos, gerente da pesquisa.