Foto: Governo do Estado do Ceará
Em contraposição ao resultado nacional, a produção industrial cearense observou resultado positivo no mês de maio. Em comparação com o mesmo período de 2023, a produção do estado cresceu 2,6%. A informação foi divulgada pelo Observatório da Indústria/SFIEC, através da análise de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Indica-se que no contexto nacional se verificou uma retração de 1,2%.
O acumulado do ano para o setor também foi demonstrado. Segundo o Observatório, até este momento a indústria do Ceará cresceu 6,5%, ante uma expansão de 2,6% da produção nacional. Estatualmente, os setores de produção metal, Confecção e couro e calçados foram os apresentaram maior variação positiva. Eles registram crescimento produtivo da ordem de 31,4%, 27,1% e 25,2% respectivamente.
O resultado foi bastante comemorado pelo governador Elmano de Freitas (PT). “Esses resultados demonstram que a economia do Ceará segue em crescimento. Temos trabalhado de forma estratégica para atrair cada vez mais investimentos para nosso estado e, com isso, ampliar a geração de emprego e renda aos cearenses”, disse o chefe do executivo cearense.
Em maio o Ceará também anotou o melhor nível de geração de empregos do mês em toda a sua série histórica, foram cerca de 7 mil novas vagas de emprego. As informações são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).