Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Parceria entre Cagece e a Coleta Seletiva Solidária gera saldos positivos
Até junho deste ano, foram mais de 155 mil quilos de materiais doados para associações e cooperativas de materiais recicláveis no Ceará.
Maurício Júnior
Foto: Rayane Mainara / Cagece

A parceria entre a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e a Coleta Seletiva Solidária, firmada em 2021, tem gerado saldos positivos em relação à correta destinação de resíduos sólidos recicláveis. Os materiais recicláveis mais doados pela companhia são papel, papelão, PET, plástico, PVC e vidro.

De acordo com a Cagece, até junho deste ano, foram mais de 155 mil quilos de materiais doados para associações e cooperativas de materiais recicláveis no Ceará. O número representa uma arrecadação de R$ 100 mil.

É previsto que até dezembro de 2024, a Coleta Seletiva Solidária seja ampliada para todas as Unidades de Negócio da Companhia, distribuídas geograficamente no Estado. “O trabalho envolve ações estratégicas de educação ambiental, a fim de sensibilizar para a separação correta dos resíduos recicláveis dentro da empresa”, disse a engenheira ambiental da Cagece, Ana Karolina.

Vale destacar que a catação de materiais recicláveis é um trabalho relevante para a cidade e o meio ambiente, no entanto, os profissionais que realizam a coleta tendem a enfrentar o preconceito e lutam por valorização. “Nós temos um papel muito importante na sociedade enquanto agentes de limpeza. Precisamos de um olhar mais respeitoso enquanto profissionais. Sem o catador não existe política pública que dê conta para uma cidade limpa”, declarou a presidente da Associação de Agentes Ambientais Rosa Virginia, Musamara Mendes.

Para a Cagece a reciclagem e a valorização dos catadores no Estado são uma forma de estabelecer o bom funcionamento dos sistemas de esgotamento sanitário, visto que o “lixo nas ruas e a destinação indevida de resíduos sólidos nas redes de esgoto podem provocar ocorrências de extravasamentos nas vias públicas“.

 

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria
Publicidade