Foto: Divulgação
Até o próximo domingo (28), estão abertas as inscrições para a terceira edição do mutirão “Meu Pai Tem Nome”, um projeto do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege) para solucionar casos de reconhecimento e de investigação de paternidade e maternidade.
Para participar do mutirão, basta acessar a página de inscrição e preencher os formulários anexando os RGs, os CPFs e os comprovantes de endereços do pai e da mãe, além da certidão de nascimento dos filhos.
Após a inscrição, o material será analisado pelas equipes da Defensoria Pública do Ceará (DPCE), que entrarão em contato para agendar um atendimento presencial com o defensor no dia 10 de agosto, o Dia D do mutirão. Podem participar moradores de Fortaleza, Sobral, Iguatu , Barbalha, Crato e Juazeiro do Norte.
De acordo com a DPCE, serão realizadas audiências de mediação e conciliação para reconhecimento voluntário da paternidade, além de atendimentos para mães cujos filhos não foram registrados pelos pais. Exames de DNA serão realizados gratuitamente em parceria com o Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen) quando houver dúvidas sobre a paternidade.
O mutirão abrange três tipos de casos:
- Mães buscando o reconhecimento dos filhos;
- Pais buscando o reconhecimento dos filhos;
- Maiores de 18 anos que desejam ter o nome do pai ou da mãe na certidão.