Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Juazeiro do Norte é líder no Previne Brasil entre os municípios do Nordeste acima de 250 mil habitantes
Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde e são referentes aos quatro primeiros meses de 2024. 
Maurício Júnior
Foto: Ascom Prefeitura de Juazeiro do Norte

Juazeiro do Norte é líder no Nordeste entre os municípios acima de 250 mil habitantes no Previne Brasil, com nota 9,68. O Programa avalia a performance das cidades com base nos indicadores da Atenção Primária, como atendimento e cobertura. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde e são referentes aos quatro primeiros meses de 2024.

O dados também apontam que o Juazeiro do Norte está na primeira posição entre os municípios do Estado acima de 100 mil habitantes. De acordo com a Prefeitura Municipal, 85 Equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) foram avaliadas, com nota 10 em três dos sete índices obrigatórios, como assistência pré-natal, acompanhamento odontológico na gestação e realização de exames para sífilis e HIV.

Além disso, de acordo com o Ministério da Saúde, o município pontuou acima de 9 em outros quatro índices: cobertura citopatológica (9,25); cobertura pólio e penta (9,79); aferição de pressão das pessoas com hipertensão (9,40); assistência aos pacientes com diabetes, com garantia da solicitação e resultado do exame de hemoglobina glicada (9,20).

“Nossas equipes trabalham duro para garantir uma ampla cobertura de assistência em saúde nas nossas unidades. A cada quadrimestre, temos buscado alternativas para ampliar ainda mais o trabalho, e cada profissional que integra as ESF é uma peça fundamental para manter nossa Juazeiro em 1° lugar”, afirmou a diretora da Atenção Primária, Quitéria Magalhães.

A Prefeitura Municipal disse que desde 2021 o número de ESF avaliadas foi de 75 para 85. “O aperfeiçoamento dos profissionais, o monitoramento através das unidades de saúde através das coordenadoras de distrito, a informatização dos nossos serviços e todo o empenho dos agentes comunitários de saúde, dentistas, atendentes enfermeiros, médicos, assistentes, enfim, todos que compõem as equipes continuará sendo feito e lapidado nos próximos meses para que consigamos atingir o ISF máximo”, disse o secretário de Saúde, Yago Nunes.

 

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade