Foto: Divulgação
A Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) e o Hospital São Vicente de Paulo (HMSVP), em Barbalha, iniciaram as conversas com o Ministério da Saúde para transformar a unidade em Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon), ampliando o diagnóstico e tratamento para todos os tipos de câncer. A informação foi confirmada pela secretária estadual da Saúde, Tânia Mara, nessa quarta-feira (1).
“Ou seja, ele vai dar atendimento a todos os tipos de câncer. Estamos batalhando junto ao Ministério da Saúde para que a gente consiga o mais rápido possível essa habilitação, e assim vai ser um grande ganho para a região do Cariri”, disse a titular da Sesa, durante a inauguração do Complexo Oncológico Pediátrico do HMSVP.
Hoje, o São Vicente de Paulo está classificado como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon). Os hospitais sob essa categoria garantem atendimento para os cinco tipos de câncer mais prevalentes. O Cacon, por sua vez, oferece infraestrutura adequada à prestação de assistência de alta complexidade para o diagnóstico e tratamento de todos os tipos de câncer.
“Quando o hospital passa a ser Cacon consegue atender mais pessoas e também com efetividade no tratamento, pois passa a dispor de todo o tipo de tratamento”, explica a secretária. “Existem questões burocráticas, existem questões estruturais para a gente dar uma ajustada e conseguir junto ao Ministério da Saúde essa habilitação”, acrescentou Tânia Mara ao ser perguntada sobre prazos.
Assista a entrevista na íntegra: