Beatriz Sousa com a medalha de ouro — Foto: Alexandre Loureiro/COB
O primeiro ouro do Brasil nos jogos olímpicos de Paris saiu nesta sexta-feira (2). A judoca Beatriz Souza, de 26 anos, superou as melhores do mundo até chegar ao ponto mais alto do pódio.
Até chegar ao alto do pódio da categoria +78kg, Bia venceu quatro lutas. Na grande decisão, a brasileira superou a israelense Raz Hershko, número 2 do ranking mundial, por waza-ari. Ao fim da luta, caiu de joelhos no tatame, com lágrimas nos olhos falava: “Eu sou campeã olímpica“.
Até chegar a final, Bia teve que vencer as principais atletas mundiais na categoria. Em sua estreia nos tatames, Bia precisou de pouco mais de 40 segundos para aplicar um ippon em Izayana Marenco, da Nicarágua, e avançar às quartas de final. Na sequência, ela superou a sul-coreana Hayun Kim no golden score. Nas semis, a brasileira despachou a francesa Romane Dicko, líder do ranking mundial, e cravou sua vaga na grande final, calando os franceses na Arena Campo de Marte.
“Eu consegui. Deu certo, mãe. Eu consegui. Eu consegui. Foi pela avó. É para a avó, mãe. Eu amo vocês mais do que tudo. Eu amo vocês“, disse Bia Souza logo após a conquista em entrevista a Rede Globo.
O Brasil agora soma agora um ouro, três pratas e três bronzes na edição dos Jogos Olímpicos de Paris. É a terceira conquista do judô, se juntando à prata de Willian Lima e ao bronze de Larissa Pimenta. São 27 medalhas brasileiras na história da modalidade.