Foto: Naiara Carneiro
Os profissionais do Hospital Regional do Cariri (HRC) adotam o banho de sol e a prática da fisioterapia ao ar livre como estratégia para potencializar o processo de recuperação dos pacientes internados.
De acordo com o fisioterapeuta Samily Primo, entre os benefícios alcançados, estão a estimulação do senso cognitivo, a melhoria da funcionalidade, e o favorecimento do fortalecimento muscular. “Quando retiramos os pacientes do leito e os levamos para a área externa do setor, favorecemos a melhora da mobilidade, o controle de tronco e a força muscular”, pontuou.
O profissional acrescenta que os pacientes considerados aptos a saírem do leito, para esses momentos na área externa, são aqueles com estabilidade hemodinâmica, sem nenhum desconforto, e que atendam aos critérios de segurança, como por exemplo, não apresentar agitação psicomotora.
A aposentada Francisca Ribeiro de Lima, de 66 anos, é um exemplo de como essa prática auxilia na recuperação. Ela foi acometida por um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e precisou ficar internada. Com o auxílio da fisioterapia realizada em ambiente externo à enfermaria, as sequelas motoras foram gradativamente se tornando menos intensas.
Para a aposenta, a experiência foi gratificante. “Achei ótimo, bom demais. Cheguei ruim e já vou saindo com saúde. Muito bom ver o tempo, respirar o ar puro de Deus e agradecer”, afirmou.